No dia 6 de Março novo semestre começou... E os trabalhos do 1º semestre ainda faziam moça e continuariam a fazer por muito tempo...
Mas tínhamos de continuar. Como diz o ditado: Metemo-nos nelas, agora há que sair delas.
Duas opções nos foram dadas a escolher: Educação e Tecnologias Multimédia e Sociologia da Educação.
Bom! Sociologia da Educação já tinha tido na licenciatura e pensei, sinceramente, que seria uma disciplina bastante teórica. Eu queria uma disciplina bastante prática, na qual pudesse aplicar nas minhas aulas, com os meus alunos, as minhas aprendizagens. Por isso escolhi Educação e Tecnologias Multimédia.
Sabia, à partida, que o meu conhecimento era básico, mas também tinha consciência de conseguir utilizar várias ferramentas básicas, como um processador de texto, um processador de cálculo. Conseguia facilmente fazer uma apresentação multimédia ou fazer uma pesquisa na internet. Mas vim com a expectativa de saber mais, porque sabia e sei que os meus conhecimentos eram e são limitados face às novidades no campo das novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
A primeira aula não me surpreendeu. Gostei, de logo, utilizar uma ferramenta que não estava muito habituada: a plataforma modlle. Mas eu estava lá para aprender e para aplicar os meus novos conhecimentos. Foi uma forma diferente de nos conhecermos.
Desde o início, a docente da disciplina teve em consideração os nossos conhecimentos prévios para aperfeiçoar o programa da disciplina, o que não acontece com muitos docentes. Mas ficou com um problema entre mãos e um desafio para todo semestre: os diferentes graus de conhecimentos por parte dos seus alunos.
Gostei das propostas de trabalho apresentadas: a criação do blogue (não como um como um diário já que no semestre anterior tinha feito também diários semanais) e a dinamização de uma disciplina na plataforma moodle. Gostei das estratégias, mas pensei logo na quantidade de trabalho que teria de fazer para esta disciplina, mais as outras todas...
sexta-feira, 13 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário