domingo, 24 de maio de 2009

Web 1.0 e Web 2.0

Na última aula de Educação e Tecnologias Multimédia entendi a diferença entre a Web 1.0 e Web 2.0. Duas gerações diferentes de acesso à informação da Internet. Durante a Web 1.0 os utilizadores da Internet eram apenas consumidores de informação, sendo necessária a compra de um domínio para poder dinamizar um site.
Já a geração 2.0 permite que os utilizadores sejam não só consumidores de informação mas também produtores da mesma podendo partilhá-la com os demais. A Web 2.0 é a web da participação. Nesta geração surgiram vários instrumentos que permitem a partcipação de todos gratuitamente como os blogs, o msn, o skype, o slideshare, o youtube, etc...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Alguns sites de referência para educadores...

A proposta da Doutora Maria João de ir à descoberta de sites foi interessante!
O Cientic já conhecia e utilizava, já o Mocho nem sequer sabia que existia.
Andei por lá a "coscuvilhar" as áreas que me interessavam e verifiquei que realmente dá acesso a sites interessantes bem como actividades difíceis de encontrar gratuitamente, como as simulações.
Bom...também entrei no Manual da Literacia da Internet...tendo dado particular relevo às secções de Interagrir com segurança e aos recursos educativos, áreas onde sinto maior dificuldade, pois muitas vezes não acedo porque não sei bem como se faz...
Numa vontade de "bisbilhotar" todos os links que a professora nos forneceu, lá entrei no Portal e-Conteúdo da Escola Secundária Póvoa de Lanhoso, que faz uma hiperligação para a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Currcular do Ministério da Educação. Posso dizer, que neste portal

domingo, 17 de maio de 2009

Cientic

Cientic!
Um óptimo recurso para professores de Biologia e Geologia da autoria de um professor desta mesma área, que se mantém bastante actualizado quer ao nível científico (Biologia e Geologia) quer ao nível didáctico-pedagógico.
Um portal bastante conhecido. Antes da professora de Multimédia o ter apresentado na plataforma moodle, já o conhecia e utilizava, visto ser fantástico quer no apoio aos professores desta disciplina quer aos alunos que frequentam a mesma.
O seu autor está de parabéns! Pelo excelente trabalho efectuado e por aquele que continua a efectuar.
Visitem-no. É Excelente!

domingo, 10 de maio de 2009

Plataforma Moodle....Arrrrrhhh!!!! Como vai correr?

A medo... muito a medo comecei a tomar consciência das potencialiadades da plataforma moodle.
A professora Maria João ajudou-nos bastante... E foi bem preciso...Os diferentes ritmos de aprendizagem foram bastante diferentes...
Ao longo das aulas dos dias 24 de Abril e 8 de Maio iniciámos o nosso processo como moderadores da plataforma moodle e conhecemos aspectos deveras essenciais como:
- ACTIVAR O MODO DE EDIÇÃO (muito importante, pois senão não fazemos nada;
- utilização dos diversos ícones;
- formação de sumários, podendo utilizar-se tabelas e imagens;
- elaboração de tabelas e inclusão de imagens;
- arquivo de ficheiros e criação de pastas;
- adição de recursos: como etiquetas, avisos, apontadores para ficheiros - texto, imagens,hiperligações para páginas web...
Pois... experimentámos muita coisa...
Agora falta aplicar...quer no trabalho de grupo quer na moodle lá da escola...
E como se faz?? Vai ser uma dúvida constante. Mas o trabalho de grupo serve para isso: ajuda, cooperação, colaboração. As dúvidas de uns serão suplantadas pelas forças de outros.
Por isso, estamos juntos: ADÉLIO, SANDRA E JOANA.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

As TIC e o Ensino das Ciências

«A utilização das TIC no ensino implica que o professor tradicional, visto pelos alunos como única "fonte de conhecimento" surja, agora como "consultor" e "guia" para um aproveitamento eficaz da informação on-line. A orientação na validação da informação é uma das principais novas tarefas do professor em virtude de não haver qualquer controlo científico/pedagógico/ético na publicação de página na web».

Brilha, J & Legoinha, P. (1998). Internet: uma nova estratégia para o Ensino das Ciências da Terra. Comunicações do Instituto Geológico e Mineiro, tomo 84, fasc. 2, H8 - H11.