Os e-portefólios começam a substituir cada vez mais o portefólio tradicional em formato de papel.
De acordo com Alves & Gomes (2007), os e-portefólios tanto podem ser usados por alunos como por professores.
Os professores utilizam os e-portefólios como uma forma de reflexão sobre a prática pedagógica, servindo como um instrumento da supervisão pedagógica com o objectivo último do desenvolvimento profissional.
Já os alunos podem usá-los quer como forma de acompanhamento contínuo das aprendizagens quer como avaliação.
Ao construir sistematicamente o seu portefólio, os alunos são capazes de se auto-avaliar, de reflectir sobre a forma como aprendem e também desenvolver estratégias capazes de melhorar a sua própria aprendizagem (Scallon citado por Alves & Gomes, 2007).
Os e-portefólios apresentam diversas vantagens em relação aos portefólios tradicionais, pois:
- permitem um maior envolvimento dos alunos, já que os mesmos podem intergir de uma forma mais eficaz com o professor e com os restantes alunos da turma.
- permitem o arquivo de documentos elaborados pelos alunos mas também permitem uma reflexão sobre os trabalhos realizados e, quando necessário, uma reformulação do trabalho realizado;
- favorecem uma actualização constante dos e-portefólios, já que o aluno sabendo que o mesmo se encontra on-line e que pode ser visto por milhões de pessoas sente-se motivado para constantes actualizações;
- permite inserir documentos que num portefólio tradicional não conseguiria como ficheiros de vídeo, audio e apresentações electrónicas;
- potenciam o desenvolvimento de diversas competências TIC... (Alves & Gomes, 2007).
Alves, A. & Gomes, M. (2007). E-portefólios: Um estudo de caso no ensino da Matemática. In Barca, A. et al.(Eds.). Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación.p.1035-1046.
ISSN: 1138-1663.
Este ano...os meus alunos do ensino secundário... construiram um portefólio... mas em papel... mau sinal... nessa altura (Setembro de 2008) não tinha pensado sequer que poderiam fazer um e-portefólio nem conhecia metade das suas potencialidades...
Penso...sinceramente... que no próximo o seu portefólio não será tradicional... mas sim um e-portefólio... devido às minhas aprendizagens e, principalmente, devido às suas potencialidades.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário