quinta-feira, 9 de abril de 2009

Photostory... uma funcionalidade que não conhecia... e que pretendo utilizar...

A semana passada, a profªa Maria João deu-nos a conhecer o photostory, um programa que permite criar vídeos a partir de fotos.
Passos pequenos são necessários para fazer um grande filme:
- Algumas imagens;
- Introduzir um título e umas legendas;
- E uma pequena música... E já está...
Fácil à primeira vista... Mas e na prática???
Será que irei conseguir??

A visita de Estudo à Serra da Freita no dia 26 de Março de 2009...

domingo, 5 de abril de 2009

Visualização de um Filme - Estudantes de Hoje



A sociedade actual está bastante informatizada apesar, de alguns de nós, como professores, nos queixarmo-nos das condições de informática nas nossas escolas.

No entanto,o que o vídeo demonstra, noto-o bastante no meu dia-a-dia. Há uns anos atrás escreveria um texto, primeiramente, com papel e lápis e só depois o passaria a computador. Neste momento não o consigo fazer. Tenho de o escrever imediatamente no PC como estou a fazer agora. Porque primeiro, considero que seria uma perda de tempo e por outro, psicologicamente já não o conseguiria fazer de outra forma.

A sociedade das novas tecnologias entrou no nosso dia-a-dia. Em vez de vermos a caixa de correio da rua todos os dias, umas das coisas que faço, quando tenho tempo, pela manhã/noite é verificar a minha caixa de e-mail.

Sinais dos tempos!!!

Considero que as TIC são uma mais valia no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, devem ser utilizadas contextualizadamente. Acho que as TIC não podem nem devem substituir as relações interpessoais.

O "teclar" num pc não pode substituir a expressão de um gesto, de um sorriso, de um abraço, de tristeza".

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A importância dos blogues no processo de ensino e aprendizagem

O blog é uma página na web que se propõe ser actualizada com bastante frequência com a colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar).
Os blogues são criados com objectivos de natureza diversa, a saber: lúdica, política, de intervenção cívica e informativa, podendo apresentar diversas potencialidades, ou seja, servir como registo digital de reflexões,como o presente blog, um arquivo de links úteis com comentários, um espaço de trocas de ideias e de confronto de perspectivas.
De acordo com Gomes & Silva (2006), podemos distinguir "blogues educacionais" e "blogues escolares":
- blogues educacionais - blogues que apresentam potencialidades de utilização educativa, mesmo aqueles que “não tendo sido idealizados tendo em vista qualquer tipo de exploração em contexto escolar, são contudo fortemente educativos e passíveis de ser explorados como um recurso educativo adicional”.
- blogues escolares – “criados e mantidos por professores e /ou alunos, tendo em vista objectivos e actividades directamente relacionadas com os contextos escolares, do ensino pré-escolar ao ensino superior”.
Os blogues educacionais podem ser usados como recurso ou como estratégia pedagógicas.
Os blogues usados com estratégia pedagógica podem funcionar como portfólios digitais, como diários de aprendizagem e como espaços de intercâmcio, de colaboração, de comunicação, de integração e de debate entre diversos autores. Quando usados como recursos, os blogs podem funcionar como uma fonte de informação considerada credível pelo professor ou pode funcionar como um repositório de informação pesquisada e sintetizada pelo mesmo tendo como objectivo fornecer aos sus alunos alguma informação científica.
Há que ter em conta que recurso e estratégia pedagógica são um continuum e não são completamente estanques entre si.


Representação esquemática do continuum de exploração dos blogues como recurso ou como estratégia pedagógica
Gomes & Lopes, 2007.

Gomes,M. & Lopes, M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In Brito,C. et al. (Orgs.). Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos. Setúbal: Centro de Competência CRIE. p. 117-133.
Gomes, M. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Mendes et al. (Eds.). Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria: Escola Superior de educação de Leiria. p. 311-315.
Fonseca, L. & Gomes, M. (2007). Utilização dos blogues por docentes de ciências: um estudo exploratório. In Barca,A. et al. Libros de Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Coruna: Universidade da Coruna.p. 640-650.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Não pude ir à aula... Espero conseguir acompanhar...



Tive uma actividade na escola, não pude ir à aula do dia 27 de Março.
Espero conseguir acompanhar os meus colegas...
Será difícil? Talvez... Mas com força de vontade e trabalho, tudo se consegue.