sexta-feira, 3 de abril de 2009

A importância dos blogues no processo de ensino e aprendizagem

O blog é uma página na web que se propõe ser actualizada com bastante frequência com a colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar).
Os blogues são criados com objectivos de natureza diversa, a saber: lúdica, política, de intervenção cívica e informativa, podendo apresentar diversas potencialidades, ou seja, servir como registo digital de reflexões,como o presente blog, um arquivo de links úteis com comentários, um espaço de trocas de ideias e de confronto de perspectivas.
De acordo com Gomes & Silva (2006), podemos distinguir "blogues educacionais" e "blogues escolares":
- blogues educacionais - blogues que apresentam potencialidades de utilização educativa, mesmo aqueles que “não tendo sido idealizados tendo em vista qualquer tipo de exploração em contexto escolar, são contudo fortemente educativos e passíveis de ser explorados como um recurso educativo adicional”.
- blogues escolares – “criados e mantidos por professores e /ou alunos, tendo em vista objectivos e actividades directamente relacionadas com os contextos escolares, do ensino pré-escolar ao ensino superior”.
Os blogues educacionais podem ser usados como recurso ou como estratégia pedagógicas.
Os blogues usados com estratégia pedagógica podem funcionar como portfólios digitais, como diários de aprendizagem e como espaços de intercâmcio, de colaboração, de comunicação, de integração e de debate entre diversos autores. Quando usados como recursos, os blogs podem funcionar como uma fonte de informação considerada credível pelo professor ou pode funcionar como um repositório de informação pesquisada e sintetizada pelo mesmo tendo como objectivo fornecer aos sus alunos alguma informação científica.
Há que ter em conta que recurso e estratégia pedagógica são um continuum e não são completamente estanques entre si.


Representação esquemática do continuum de exploração dos blogues como recurso ou como estratégia pedagógica
Gomes & Lopes, 2007.

Gomes,M. & Lopes, M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In Brito,C. et al. (Orgs.). Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos. Setúbal: Centro de Competência CRIE. p. 117-133.
Gomes, M. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Mendes et al. (Eds.). Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria: Escola Superior de educação de Leiria. p. 311-315.
Fonseca, L. & Gomes, M. (2007). Utilização dos blogues por docentes de ciências: um estudo exploratório. In Barca,A. et al. Libros de Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Coruna: Universidade da Coruna.p. 640-650.

Nenhum comentário:

Postar um comentário